10.6.10

AMIGOS COLORIDOS

A Strawberry Gazpacho
[for 200 dancing people]



No Jardim de Inverno do Teatro Municipal de S. Luiz, em Lisboa, monta-se uma mesa grande ao lado da mesa onde ficarão os DJ's de serviço: João Galante, Nelson Guerreiro e Steven Bird. Em cima da mesa, dispõem-se os objectos gentilmente cedidos pelo Restaurante SPOT S. Luiz: uma tábua de cortar verde, maciça; uma faca "de chef"; uma faca de cortar vegetais; um faca de serra (para cortar pão). Ao lado, colocam-se os objectos gentilmente cedidos pelo Teatro Municipal S. Luiz: o avental preto, as 4 taças de vidro transparentes (uma com água para lavar as mãos), o pano de cozinha, os guardanapos de papel ultra-absorventes, os pratos, as colheres de prova, a concha, as bandejas de servir (1 grande e 1 pequena), a bandeja para dispor os morangos e as taças pequenas onde serão colocados alguns ingredientes cortados.

Finalmente, liga-se à corrente a varinha mágica gentilmente cedida pelo Café No Chiado. Atrás da mesa grande, dispõem-se 2 mesas de apoio pequenas, colocando-se em cima os 200 copos de shot, as 200 mini-colheres, os ingredientes em garrafa (azeite, vinagre, água) e também uma das câmaras de filmar (plano fechado sobre o chef, perfil). Entre a mesa grande e as mesas pequenas, coloca-se o caixote do lixo e alguns sacos de lixo para se proceder à troca, caso seja necessário, durante a confecção. À frente do cenário, entre a mesa grande e a boca de cena, coloca-se o tripé com a câmara de filmar ligada ao projector de vídeo, que por sua vez projecta um plano fechado da mesa grande em dois blocos de parede do Jardim de Inverno.



A performance inicia com a colocação do avental por parte do chef (vestido com a t-shirt oficial da Prado/espaço ruminante), que de seguida procede ao corte do pão alentejano em fatias com cerca de meio centímetro de espessura. De seguida, cada fatia é cortada em tiras de meio centímetro de largura e cada tira é cortada em quadrados exactos (cada lado com meio centímetro de comprimento). Os quadrados de pão alentejano são colocados dentro de uma taça. Seguem-se os 10 Kg de morangos: retiram-se-lhes a folha verde e cortam-se grosseiramente para dentro de duas taças grandes. No final, 5 limas são espremidas para dentro de cada taça. Folhas de basílico são cortadas grosseiramente, a seguir as de hortelã. O mesmo acontece aos alhos (meia cabeça para cada taça). A pele de 6 pepinos é retirada (3 para cada taça), assim como as sementes do interior; os pepinos são depois cortados em pedaços grossos. Dois pimentos verdes são cortados em tiras para dentro de cada taça, terminando-se com uma quantidade generosa de azeite, outra não tão generosa de vinagre de framboesa e 2 litros de água pura (1 litro por cada taça). Depois o tempero de sal grosso, pimenta preta acabada de moer e pimentão doce. Com a ajuda de uma varinha mágica, é desfeito o conteúdo de cada uma das taças em puré. É pedido à Patrícia Portela que traga o gelo do bar do Jardim de Inverno e colocam-se quatro ou cinco mãos cheias de gelo em cada taça. Um pimento vermelho é picado muito finamente, assim como uma quantidade semelhante de morangos, reservando-se a mistura numa das taças pequenas.

[pausa para refrigerar]

Enchem-se os 200 copos de shot com o gaspacho de morango já devidamente refrigerado; por cima, colocam-se dois ou três quadrados de pão alentejano, depois uma colher de café com a mistura de pimento vermelho e morango e, por fim, uma folha de hortelã. Coloca-se em cada copo de shot uma mini-colher, e dispõem-se depois os copos de shot em cima das bandejas. Entregam-se as bandejas à Ana Pais e/ou à Maria João Guardão para estas servirem os shots de gaspacho de morango "Amigos Coloridos" às 200 pessoas que dançam ao som de um mashup Beck/The Prodigy. No final, arruma-se a mesa e dança-se. O João Galante beija na boca (com língua) dois rapazes e duas raparigas ao som da Pipilotti Rist. A festa acaba.


"Amigos Coloridos" fechou o Festival Alkantara 2010.

Agradecimentos: Equipa Prado, Patrícia Portela, Nelson Guerreiro, João Galante, Steven Bird, SPOT S. Luiz/Restaurante, Café No Chiado, Jorge Bragada [make up], Equipa TMSL.