24.11.13

POP RØ: The Røtten Series, #01
















Não posso garantir, mas tenho quase a certeza que foi a primeira vez que o Chef Rø foi "contratado" para animar uma dinner-party. Foi em Agosto de 2009, quando o Facebook estava a dar os primeiros passos na missão de se transformar naquilo que hoje é: um doppelgänger da Realidade™. E estas pessoas que me convidaram enquadram-se nessa categoria (na altura ainda imberbe) que são os "amigos de Facebook". Isto pode parecer meramente circunstancial, mas eu vejo aqui os ingredientes basilares daquilo que é hoje o Pop Rø. Tenho ideia que esta foi, também, a primeira vez que conheci a maioria destes comensais "pessoalmente" (palavra-conceito que precisa de um reenquadramento quântico urgente, ou então de ser substituída por outra mais consentânea com o a-Zeitegeit...). Mas nada do que digo é certo... 2009 é para mim tão longínquo quanto 1989. Recordo-me, porém, de ter conseguido cozinhar dentro do registo mais røtten'ly gourmet que me foi possível, tendo em conta os utensílios do período medieval-tardio disponíveis na cozinha do Carlos, tendência que haveria de se verificar, aliás, noutras casas, com outras cozinhas e outras pessoas. Foi, portanto, um excelente baptismo/praxe. E as pessoas que vieram jantar eram do mais fiche que a Internet pode oferecer! Recordo aqui o menu que servi aos amigos do Carlos, por ser o único documento-prova que guardo no meu computador dessa experiência inaugural, e por me obrigar a um exercício que me parece essencial fazer neste momento: a um mês de iniciar o ano (2014) que vai fechar o capítulo "Chef Rø" num projecto cujos contornos não posso agora revelar... Esse exercício chama-se "evolução" e todas as suas etapas são cor-de-rosa e clichéticas: aprender com os erros, detectar padrões, corrigir assimetrias, reconhecer uma "imagem de marca" qualquer. Esta é a primeira de várias revelações periféricas:


ACEPIPE
Verrine de Guacamole, Chutney de Morangos & Persillade de Menta
Pão Frito c/ Manjericão

ENTRADA
Figos Assados c/ Chèvre & Bacon
Salada de Ervas Aromáticas
Redução Balsâmica

PRATO
Risotto de Cogumelos Selvagens
Zabaglione de Gorgonzola
Crumble de Frutos Secos

SOBREMESA
Pêssegos Grelhados c/ Gengibre e Lima
Creme de Tarte de Maçã
Bagas Nórdicas

2009