27.6.16

A DIETA DA COMIDA™




A DIETA DA COMIDA™


Um jantar de sensibilização performativa inventado por Chef Rø em colaboração com Nuno Carrusca | Água no Bico para o evento Jantar Nómadas no Baldio, organizado pelo Seminário Nómada (estudos de performance), no Polo Cultural Gaivotas | Boavista, em Lisboa.


Tal como a Arte, também a Gastronomia se transformou em Design. Num mundo onde proliferam (e imperam) categorizações alimentares cada vez mais restritivas e normativas, e sabendo que a maioria são acessórios de moda mais que posicionamentos filosóficos (ou então posicionamentos filosóficos que são acessórios de moda), interessa propor um #regresso_à_comida. Isto é, um regresso à sensualidade absoluta e à potenciação dos sentidos intrinsecamente gustativos, sem ilusões de semiótica, sem est(ética), só sensação. Este Jantar, ao afirmar-se mais pela relação que pela função, irá servir comida; é esse o seu “conceito”. Consequentemente, aos comensais é pedido que comam, apenas. Sem aditivos teóricos nem filtros do Instagram. No limite, e a falar-se sobre alguma coisa (mesmo que à boca cheia), será sempre sobre comida, ou então sobre o ato de comer. Tautologia transformada em autofagia filtrada em efemeridade... Regressar à comida implica, onto-tecnologicamente, regressar ao regime do itinerante, ao movimento recoletor, ao prazer do encontro com o exótico, à relação com o outro na partilha do sensível, ao reconhecimento da impossibilidade de cisão entre natural e artificial (é tudo natural, porque existe!), à superioridade do gosto (o sentido, não o critério!), ao desejo... Porque cada vez mais comemos aquilo que somos (e não a falácia do seu contrário), proponho então uma nova dieta — paradigma performativo e corporal — para o século XXI: comer comida e falar sobre ela.

[Menu em breve...]

.
.
.




Numa atmosfera de encontro, o jantar inclui o lançamento do Tomar Posição | O Político e o Lugar: Curso Experimental em Estudos de Performance com o baldio | estudos de performance; o início da Escola de Verão And 2016 #1: Entre modos de fazer com o And Lab; e o fecho e benefit da primeira edição do Seminário Nómada em Estudos de Performance"



PROGRAMA

- A partir das 17h — Secretaria aberta para informações sobre o Tomar Posição | O Político e o Lugar, Curso Experimental em Estudos de Performance (Baldio)

- Das 19h às 21h — Abertura da Escola de Verão AND #1, Entre-Modos de Fazer (And Lab)

- A partir das 21h — Jantar de sensibilidade performativa "Dieta da Comida", com os chefes Rø (Rogério Nuno Costa) e Nuno Carrusca; evento benefit e de fecho da primeira edição (temporada 2015/16) do Seminário Nómada Estudos da Performance (SNEP) + Apresentação/Lançamento do
Tomar Posição | O Político e o Lugar.


MAIS INFO